DRA. JESSICA EXPLICA - VACINAÇÃO DE CÃES - PARTE 1

  • Postado por Unknown
  • às sexta-feira, março 15, 2013 -
  • 0 comentários

Todos sabem que os cães devem ser vacinados, mas muitas pessoas não sabem contra quais doenças as vacinas protegem e o tamanho de sua importância. Dividi esse assunto em 3 partes, na primeira vou falar sobre a V8/V10, na segunda parte sobre a Vacina contra Giardia e a Terceira sobre a Vacina contra a Tosse dos Canis. 

Quando se pensa em vacinar um cão é muito importante começar a imunização com a V10 ou V8 (falaremos mais a frente a diferença entre elas), pois essas vacinas protegem contra doenças extremamente graves que são muito comuns na rotina clínica e que muitas vezes não tem um prognóstico muito bom. Sendo as doenças que elas imunizam:

- Cinomose: Infecção viral de cães que provoca doença febril, frequentemente fatal com manifestações respiratórias, gastro-intestinais e principalmente no Sistema Nervoso Central.

- Parvovirose: Infecção viral que provoca doença sistêmica com efeitos principalmente gastrointestinais e imunológicos em cães jovens (6 a 16 semanas de vida). Clinicamente, caracteriza-se por vômitos e diarréia aquosa e sanguinolenta.

- Coronavirose: Infecção viral que provoca surtos esporádicos de vômitos e diárreia em cães, filhotes bem novinhos pode ser fatal.

- Lepstospirose: Infecção bacteriana sistêmica de cães que provoca principalmente nefrite e hepatite agudas, vasculite e estado de portador crônico. Pode ser transmitida ao homem.

- Adenovirose tipo I: Infecção viral que causa hepatite infecciosa canina.

- Adenovirose tipo II: Infecção viral que causa doença respiratória em cães.

- Parainfluenza: Infecção viral que causa doença respiratória grave em cães.

Vacinando seu cão corretamente de acordo com o seu veterinário. Ele ficará imune a essas doenças que muitas vezes podem ser fatais.

Vale lembrar que em filhotes que não estão com o esquema vacinal completo há possibilidade de se infectar, então não deixe seu filhote na garagem, passeios com guia na rua devem ser evitados, assim como frequentar banho e tosas e não brincar com calçados. Alguns microorganismos são muito resistentes no ambiente e se o animal não estiver totalmente imunizado pode contrair a doença.

A diferença entre a V10 e a V8 é que ambas protegem contra todas as doenças acima descritas mas a v8 protege contra dois tipos de Lepstopirose e a V10 contra 4 tipos. É sabido que esses dois tipos a mais da v10 não ocorre na zona urbana e muitos dizem que não ocorre no país, a diferença de preço de uma para a outra é bem pequena, ficando sempre a critério do proprietário qual ele deseja aplicar.

Geralmente, o esquema vacinal começa com 45 dias a 60 dias, devendo ser feito o reforço a cada 21 dias, dependendo da ração serão necessárias 4 doses de v10/v8, mas comumente são apenas 3 doses e o reforço anual de uma dose até o fim da vida. Cães adultos que nunca foram vacinados devem ser vacinados com o mesmo esquema de filhotes.

Então, o que está esperando?

Vá lá olhar a carteirinha do seu amigão e veja se está tudo em ordem!!! =^.^=


Dra. Jessica Martins



0 comentários:

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em letras maiúsculas, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão deletados;.
- Somente inclua links no comentário se for necessário ilustrar..
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível. .
- Spam não será tolerado.
- Você sabe quem somos, eu gostaria de saber com quem eu estou falando. Por isso anônimos serão ignorados.