Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conscientizadas da importância desse procedimento cirúrgico na vida de cães e gatos. São diversas as vantagens e quero aqui poder esclarecer algumas duvidas que são muito comuns na clínica.
Em fêmeas o nome do procedimento cirúrgico é Ovário-Salpingohisterectomia (OSH) e nos machos, Orquiectomia. A OSH consiste na retirada de ovários e útero e a Orquiectomia a retirada dos testículos com preservação da bolsa escrotal. Ambos os procedimentos necessitam de anestesia geral para serem realizados e deve ser feito um jejum de no mínimo 8 horas de água e ração para serem realizados.
Dúvidas que os clientes têm sobre a castração é:
“A minha cadela precisa ter uma cria antes de ser castrada?”
Resposta: As pessoas têm por hábito dizer que o animal tem que ter uma cria para evitar assim que tenham neoplasias mamárias (tumor de mama) e outras patologias do sistema reprodutor, mas o inverso que é verdadeiro existem estudos que comprovam que a incidência do tumor diminui em cadelas que foram castradas antes do primeiro cio.
“Quais doenças a castração ajuda a prevenir?”
Resposta: Além de prevenir tumores de mama, a castração leva a zero a chance de ter outra patologia chamada de Piometra (infecção uterina), doença que, se não diagnosticada precocemente e realizado procedimento para retirada do útero, dependendo do caso, pode levar o animal a morte.
Elimina a gravidez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva.
Elimina o risco do tumor venéreo transmissível (TVT), que é transmitido sexualmente. Manifesta-se nas genitais tanto no macho como na fêmea, também pode se manifestar no focinho do animal, se ele tiver contato (cheirar as genitais) com algum animal infectado.
Em machos a castração previne a hiperplasia prostática (aumento do volume da próstata) em cães mais idosos.
“Com a castração o que muda no comportamento do meu animal?”
Resposta: Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais.
Diminui ou acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.
Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos (e o embaraço gerado com as visitas)
Nas cadelas, elimina a perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de casa.
Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina diminui o odor forte.
A castração precoce auxilia seu animal a aprender urinar no lugar certo, pois não haverá necessidade de demarcar território.
“Meu animal vai engordar após a castração?”
Resposta: Essa é uma dúvida freqüente. Não se pode culpar a castração pela obesidade do animal, com a supressão de hormônios o animal fica mais “preguiçoso” levando assim ao acumulo de gorduras. Cabe sempre ao dono ficar de olho e administrar uma ração balanceada de acordo com o peso e a idade do animal e atividades físicas.
Em resumo a castração sempre apresenta mais vantagens para os animais visto a longevidade que ela proporciona e a prevenção de patologias graves. Cabe ressaltar que os médicos veterinários devem solicitar exames pré-operatórios para a segurança da anestesia e prezar por cuidados com a anestesia adequada, assepsia e analgesia do animal.
Não posso esquecer-me de comentar que o maior objetivo da castração é o controle da taxa de natalidade de cães e gatos evitando assim o abandono de muitos animais bem como os maus tratos a esses nossos amiguinhos.
Dra. Jessica Martins
0 comentários:
Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em letras maiúsculas, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão deletados;.
- Somente inclua links no comentário se for necessário ilustrar..
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível. .
- Spam não será tolerado.
- Você sabe quem somos, eu gostaria de saber com quem eu estou falando. Por isso anônimos serão ignorados.