O quadro "Proteste Já" do programa CQC, do dia 06/08/2021, mostrou uma denúncia que não devia ter terminado daquele jeito.
Simplesmente porque as imagens mostram uma contravenção Penal: LEI Nº 3.688, Art. 3º Para a existência da contravenção, basta a ação ou omissão voluntária. Deve-se, todavia, ter em conta o dolo ou a culpa, se a lei faz depender, de um ou de outra, qualquer efeito jurídico.
Por isso essa DENÚNCIA deveria ter sido levada diretamente as autoridades competentes!
Não é uma ponte caindo, ou uma rua sem asfaltar, ou uma escola caindo aos pedaços por uma péssima administração pública! São animais sofrendo humilhação, num zoológico, que deveria dar o mínimo de condições para a sobrevivência dos mesmos.
Os animais estão sendo mau tratados e isso é crime:
Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
E a produção do CQC ficou de retornar daqui cinco meses para ver se o "compromisso" firmado, foi cumprido, e se tudo foi resolvido.
Depois de morrer quantos animais??? Uma vida, seja qual for, não é motivo de brincadeira ou palhaçadas políticas!!!
Por favor, tomem uma atitude contra essa denúncia, que não pode ser tratada com descaso como o programa fez. O programa trouxe a denúncia ao público, mas o mesmo não podia ficar apenas na piadinhas de mau gosto, poderia ter ido além e tomado uma atitude humana, uma atitude de resultado, não apenas um quadro vazio. Utilizando o sofrimento dos animais para ganhar audiência e status. Não vamos ser ignorantes frente à esse quadro, como algo natural.
Veja o vídeo e faça barulho, não deixe essa denúncia ficar apenas como um simples quadro de programa de TV. Se fosse uma criança, ou um idoso, ou uma pessoa qualquer, essa seria a atitude correta??? Com nenhum ser vivo desse planeta, essa deve ser a atitude, seja animal ou não. Palhaçada tem limites. Até pro palhaço.
Porque VOCË náo vai abrir o boletim de ocorrëncia? Ser ambientalista de Facebook é moleza.
ResponderExcluirOlá Douglas3, antes de JULGAR, saiba que as redes sociais, são ferramentas de divulgação e fazem a diferença, é só entrar em qualquer portal de noticias e procurar, quantas denuncias já foram feitas por redes sociais, e quantas já receberam atenção devida das autoridades.
ExcluirEntão utilizamos as mesmas para não somente criar conteúdo, somos ecologistas, e fazemos todo o possível, e agimos em proteção aos direitos dos animais. E outros direitos. Tal ato, que deveria ser comum em qualquer cidadão educado, e baseados nos princípios da democracia, é um direito meu garantido na constituição.
Ontem mesmo, já fiz a denuncia junto ao Ministério Público, junto ao GECAP (Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento do Solo Urbano). Sem falar que a mesma foi encaminhada aos principais Órgãos de Proteção.
Se eu pudesse eu entrava na jaula e tirava os animais de lá, mas não estamos falando de um cachorro ou gato, que já ajudamos pelas ruas, e até na minha própria casa. Estamos falando de animais selvagens, que precisam de um auxilio especial.
Então, não estamos gritando “virtualmente” como você diz, estamos DIVULGANDO, INFORMANDO, ACLAMANDO. Seria no mínimo educado, PERGUNTAR, antes ATACAR pessoas de bem.
Seria educado oferecer o braço para ajudar, não criando INTRIGA, ou PICUINHA, em um momento delicado, desculpa, mas o mundo continua do jeito que está por ações e pensamentos assim.
O programa foi mostrado ontem ás 23:40 da noite. E logo após a reportagem tais ações já foram tomadas. Hoje de manhã, ainda estou entrando em contato com mais pessoas, já entrei em contato com as autoridades competente e estou esperando as ações. Então não estou de braços cruzados, já estou 12 horas sem dormir fazendo algo.
Obrigado por não esperar que algo fosse feito. E saiba que, não precisamos divulgar as nossas ações, as mesmas não deveriam ser troféus para serem expostos, e sim deveriam ser feitos sem nada como se fosse algo comum, não uma atitude santa, pra ganhar status ou votos.
Se fazemos algo, é para melhorar a vida, não só dos animais, mas a minha, a sua e de nossos filhos.
Obrigado.
PET BICHO ANIMAL.
OS. E não atacamos o CQC, mas cobramos uma atitude um pouco mais dura! Se eu não gostasse do programa, eu não estaria assistindo.
Já recebemos uma resposta da GECAP, a quem possa interessar:
ResponderExcluirPrezada Carol
Recebemos sua mensagem acerca do zoológico em Taboão da Serra e entramos em contato com o Dr. Luiz Felipe Tegon Cerqueira Leite, promotor de justiça do meio ambiente daquela cidade que nos informou já estar apurando o caso através de um inquérito civil lá instaurado, estando no aguardo da vistoria requisitada ao IBAMA.
Colocamos nosso grupo à disposição para eventual auxílio ou atuação conjunta.
Assim, acreditamos que a situação se resolva brevemente, sendo que qualquer pedido de informação adicional ou denúncia nova pode ser dirigida diretamente àquela autoridade.
Obrigada pelo seu interesse.
Vania Tuglio e Antonio Carlos Prestes Camargo
Promotores de Justiça do GECAP