DRA. JESSICA EXPLICA - VACINAÇÃO DE CÃES - PARTE 2

  • Postado por Unknown
  • às terça-feira, março 19, 2013 -
  • 0 comentários



Na segunda parte dessa tema tão importante vou esclarecer mais sobre a Giardíase.

Muitos proprietários deixam de vacinar contra essa doença por achar que ela não é tão comum e nem tão grave quanto uma cinomose ou uma parvovirose, mas ocorre na rotina da clínica, muitos casos de Giardíase com a mesma importância das doenças que a V10 protege. 

A giardíase é uma doença caracterizada por uma infecção entérica por protozoários que pode causar diarréia de intestino delgado em cães, gatos e homens.

O agente é chamado de Giardia sp e muda em relação a espécie animal, a Giardia lamblia (que ocorre mais no homem), pode ser identificada em cães, definindo assim como uma zoonose, mesmo que raramente isso ocorra.

A transmissão ocorre através da ingestão de cistos pela água e autotransmissão (cistos sobrevivem aderidos a região perianal e no ambiente contaminado).

Os sinais clínicos são observados principalmente em cães e gatos jovens, animais velhos só desenvolvem a doença quando há um problema subjacente (estresse por aglomeração, dieta, doenças de trato gastrointestinais).

Os sinais são: diarréia (fezes com odor de ranço, moles, espumosas, pálidas e com aparência de muco), podem ter vômitos, perda de apetite, perda de peso e desidratação.

Muitas vezes para confirmar o diagnóstico é necessário um exame de fezes. 

O tratamento deve ser feito sempre por um médico veterinário que saberá qual a medicação pra cada caso.

A vacina conta Giardia pode ser aplicada em cães com 7 semanas de vida e reforço com 3 a 4 semanas e devem ser revacinados anualmente com apenas 1 dose. Cães adultos que nunca foram vacinados devem ter o esquema vacinal como de filhotes!   =^.^=


Dra. Jessica Martins


0 comentários:

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em letras maiúsculas, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão deletados;.
- Somente inclua links no comentário se for necessário ilustrar..
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível. .
- Spam não será tolerado.
- Você sabe quem somos, eu gostaria de saber com quem eu estou falando. Por isso anônimos serão ignorados.