UIPA- União Internacional Protetora dos Animais

  • Postado por PET BICHO ANIMAL
  • às domingo, julho 22, 2012 -
  • 0 comentários


Fundada em 1895


A UIPA é a associação civil mais antiga do Brasil, responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país, no século XIX.
Em 1893, o suiço Henri Ruegger dispôs- se a  denunciar os maus-tratos a que era submetido um cavalo, em plena área central de São Paulo, mas  indignou-se ao tomar ciência de  que inexistia, no país, entidade destinada à  proteção dos  animais.
Inspirado por Henri Ruegger, o jornalista Furtado Filho publicou artigo sobre maus-tratos no  “Diário Popular”,  dando ensejo a inúmeras manifestações, conclamando a sociedade a erguer voz contra   os maus-tratos infligidos aos animais.
Lançou-se, então,  a ideia de se criar no Brasil uma associação protetora dos animais. Constituiu-se  uma comissão para criar a UIPA, fazendo vir das entidades estrangeiras as informações de base, enquanto se espalhavam as listas para a inscrição de associados, nas quais se liam os nomes de  escritores, de educadores, de jornalistas  e de honrados representantes do Poder Público.

DA FUNDAÇÃO

Aos 30 de maio de 1895, constituiu-se a primeira Diretoria da UIPA, cujo  presidente era Ignácio Wallace da Gama Cochrane, descendente de nobres ingleses, Superintendente das Obras Públicas de São Paulo, Senador da República, fundador do Instituto Pasteur e da Companhia Telefônica de São Paulo. Cochrane  foi deputado provincial em São Paulo e deputado geral, em cujo mandato lhe coube referendar a Lei Áurea.
Por ocasião da Assembleia Geral de Instalação da UIPA, Cochrane traçou-lhe o perfil jurídico, que logrou conservar até os dias atuais:  “ Frequentes e repetidos são ainda, infelizmente, os maus-tratos , os atos de verdadeira crueldade infligidos aos animais… Por honra nossa, cumpre afirmá-lo, não tem cessado a imprensa local de clamar contra esses abusos, profligando-os com máxima energia. Promover, portanto, não  só a decretação de outras leis e medidas complementares, mas auxiliar eficazmente o Poder  Público para que, fiel e rigorosamente, sejam observadas e respeitadas as disposições legais, é uma necessidade que se impõe e que só, por meio da associação, interessando o maior número, poder-se-á conseguir.”





0 comentários:

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em letras maiúsculas, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão deletados;.
- Somente inclua links no comentário se for necessário ilustrar..
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível. .
- Spam não será tolerado.
- Você sabe quem somos, eu gostaria de saber com quem eu estou falando. Por isso anônimos serão ignorados.